CARUARU

A Capital do Forró
Encravada no agreste pernambucano, Caruaru é considerada a capital do forró, mas também pode ser lembrada por ser um grande pólo comercial e considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como o maior “Centro de Artes Figurativas das Américas”. 
 
A cidade, que fica a 130 km de Recife, tem a origem de seu nome incerta. Uma das explicações é que o nome Caruaru deriva do dialeto dos índios cariris, que habitavam a região na época da chegada do homem branco, no século 16. “Caru” significa alimento, coisa boa, e “aru aru”, uma repetição que significa abundância. A palavra Caruaru, então, poderia ser traduzida como terra da fartura. 
 
Ligada ao comércio desde sua formação, Caruaru procura expandir sua vocação para o turismo. O principal evento é a festa de São João, que deixa o caruaruense orgulhoso em dizer que sua cidade é a capital do forró e que faz o melhor e maior São João do mundo. 
 
De fato a festa é grandiosa. Durante os 30 dias do mês de junho, Caruaru recebe cerca de 1,5 milhão de pessoas para a festa popular. O principal arraial, a Vila do Forró, tem um pátio de 41 mil metros quadrados com capacidade para até 80 mil pessoas. Bandas de pífanos, bacamarteiros, sanfoneiros, drilhas e bonecos de barro espalham-se pela cidade. 
 
A cada ano Caruaru promete trazer as maiores atrações, como a maior fogueira, o maior cuscuz, a maior pamonha, o maior pé-de-moleque e o maior arroz doce do mundo. É claro que não podemos deixar de falar que a cidade rivaliza com Campina Grande (PB) o status de produzir o maior São João do mundo, mas essa é uma competição saudável, onde quem sai ganhando é o turista, que pode prestigiar sempre uma festa melhor do que a outra. 
 
Para que os visitantes possam apreciar a cidade não só na época das festas juninas, Caruaru também está voltando suas atenções para o Carnaval, Semana Santa e Natal, além de investir no esporte, levando disputas automobilísticas ao autódromo Ayrton Senna. 
 
 
CARLOS FERREIRA*
da Folha Online 
 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/brasil-caruaru.shtml
Alto do Moura
Paixão de Cristo
Feira de Artesanato

Hotel Itaparica - A melhor taria custo-benefício para se hospedar em Caruaru!

Avenida Cícero José Dutra,305, Bairro Petrópolis

Caruaru - PE (a 500m, da BR-232 /
em frente à  FAFICA). TEL.: (81) 3722-5332

  • Black TripAdvisor Icon

© Desenvolviso por Mendonça Comunicação

  • Facebook Social Icon